
Uma consciência de serviço ao serviço da Igreja
SERVIR ao modo de Jesus Servo.
Consagradas ao Pai, em Cristo e pela força do Espírito Santo, é na Comunidade que fazemos a experiência do Amor de Deus. Cristo reuniu-nos para nos confiar uma missão que só com a força da fraternidade se poderá realizar.

A nossa história

O nosso Fundador, Dom Manuel Mendes da Conceição Santos, chegou a Évora no dia 11 de fevereiro de 1921. A Arquidiocese de Évora vivia muitos desafios, no que respeita à vivência da fé, causados pelos contextos sócio-políticos daquela época. O Evangelho deixara de se ouvir na extensa planície alentejana. O novo Arcebispo usou todos os meios que estavam ao seu alcance para iniciar uma nova missão: (re)evangelizar! Saiu pelo país à procura de vocações para os seus seminários, investiu muitos esforços na formação dos sacerdotes. Mas, a sua missão foi muito mais além: era um bispo em saída, promoveu muitas catequeses, palestras, retiros, desenvolveu a imprensa na região; tudo com o objetivo de tornar o Evangelho conhecido e vivido pelas pessoas de toda a Arquidiocese. Nasciam também as "Missões Rurais" e, nestas, ninguém ficava sem ser contactado! O púlpito era demasiado pequeno para quem vivia esta máxima de São Paulo: "ai de mim se não evangelizar!"(1Cor 9, 16)
O sonho escondido
Dom Manuel Mendes trazia em si um sonho escondido: que surgisse um grupo de jovens dispostas para o serviço da Igreja, totalmente consagradas a Deus, que vivessem os Conselhos Evangélicos e estivessem disponíveis para o anúncio da Boa Nova. Foi em Elvas, num retiro, que o apelo do Arcebispo começou a ecoar. Em 1944, e perante o desejo de algumas jovens de uma futura fundação, Dom Manuel Mendes pediu-lhes que vivessem todas muito unidas na Oração e com grande desejo de servir a Igreja.
A Fundação
No dia 24 de setembro de 1945, festa de Nossa Senhora das Mercês, nascia a Congregação das Servas da Santa Igreja. O local escolhido foi o então Lar Académico, situado no Largo da Sé, atual Cúria da Arquidiocese. A 11 de outubro, recebemos os Estatutos redigidos pelo nosso Fundador. No fim da Eucaristia, depois de uma breve exortação, D. Manuel Mendes aponta para a Imagem de Nossa Senhora e diz: "Deixo-vos entregues à Mãe".
No dia 22 de abril de 1981, a nossa Congregação é aprovada em Roma. Somos Servas da Santa Igreja, reconhecidas no nosso carisma e missão.
No dia 7 de Junho desse mesmo ano, Dom David de Sousa declarou as Servas da Santa Igreja como Congregação Religiosa.
