top of page
team-hands-empathy-trust-partner-partnership-grow-2024-12-08-00-40-13-utc.jpg

Leigos ao Serviço da Santa Igreja

"Secundar discretamente nos seus meios a ação das Servas" (Dom Manuel Mendes)

A espiritualidade do nosso Fundador estende-se também a um grupo de Leigos.
 

Estes empenhados na sua vida cristã, procuram fazê-lo em união com as Servas, segundo os Estatutos que lhes são próprios.

 

Fazem-no sobretudo pela oração, empenhamento nas comunidades paroquiais e pela colaboração nos nossos trabalhos apostólicos.

​

As Servas reúnem-se periodicamente com os membros do movimento numa linha de formação espiritual.

​

Este Movimento é constituído pelos Leigos ao Serviço da Igreja e Jovens ao Serviço da Igreja, de acordo com a faixa etária dos seus membros.

​

"FÉRIAS MISSIONÁRIAS "
Feliz, por dizer que sim 
Entrega, escuta 
Renovação espiritual 
Ideal, meta
Amizade, alegria 
Serviço 

Tive o privilégio de acompanhar as Irmãs Servas da Santa Igreja, Irmã Maria de Fátima e Irmã Maria de Jesus, rumo a Trás os Montes, terras do Barroso, Vila de Salto.

Para as Irmãs não era novidade, no sentido em que não era a sua primeira Missão. Para mim sim, era uma novidade e um desafio.

Foi uma aventura de 10 dias "ao jeito de Jesus " que ultrapassou largamente as minhas expectativas.

Ofereci o melhor de mim mas recebi imensamente mais. Do Alentejo levei vontade de estar próxima daqueles que Deus colocasse no meu caminho. Do Barroso trouxe a imensa generosidade, resiliência e Fé de quantos nos acolheram.

Mas esta Missão ganhou sentido ao ser conduzida e partilhada pelas Irmãs Maria de Fátima e Maria de Jesus, às duas agradeço profundamente.

Um agradecimento muito especial ao Sr. Padre Pedro Rei, pároco de Salto que foi incansável para que nos sentíssemos em casa e levássemos a bom porto o nosso propósito.

Um grande bem-haja a todos. 
Louvado seja Deus. 

Carla Batista

Congregação das Servas da Santa Igreja. Fundadas por D. Manuel Mendes da Conceição Santos, Arcebispo de Évora desde 11 de fevereiro de 1921 até à sua morte, a 30 de março de 1955, as Irmãs concretizam o seu carisma sobretudo na atividade pastoral (catequese, serviço nas paróquias, retiros, missões populares…).
Neste contexto, os Leigos ao Serviço da Igreja (organizados em pequenos grupos, com maior implantação na Arquidiocese de Évora) colaboram com as Irmãs, testemunhando a sua fé no quotidiano da vida, nos lugares em que se encontram, nas suas profissões, na sua inserção eclesial, dando assim rosto à Igreja plural e polifónica, fundada por Jesus, para que todos «tenham vida e a tenham em abundância» (Jo 10,10). 
Num tempo marcado pelo pessimismo, pela solidão e pela perturbação (social, política e económica) – diferente na aparência, mas semelhante, nos desafios, àquele em que D. Manuel Mendes viveu, nos alvores da República, continua a fazer sentido anunciar a todos que o mal não tem a última palavra, que ainda há esperança, que o mundo pode ser um lugar mais feliz quando os cristãos, animados pelo mesmo Espírito, pronunciam e praticam as palavras que nortearam a missão do Arcebispo de Évora – «Coragem e confiança!» – partilhando com os outros «a riqueza sublime do Evangelho», «a palavra da fé», «a verdade que resiste ao perpassar dos tempos e às vicissitudes humanas, aquela que tem em si o segredo da verdadeira felicidade»!

Amélia Vieira

Continua a fazer sentido anunciar a todos que o mal não tem a última palavra, que ainda há esperança...

​Contacto

Se quiseres conhecer e, quem sabe, pertencer ao Leigos ao serviço da Santa Igreja

Obrigado pelo envio!

© 2035 por Easy Imóveis. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page